Medidas de prevenção adotadas pelas casas de Repouso Tempo de Amar na Melhor Idade
- Redação TDANMI
- 2 de ago. de 2020
- 2 min de leitura
Neste post vamos falar um pouquinho sobre as medidas de segurança adotadas por todo o time Tempo de Amar na Melhor Idade para combater o novo coronavírus.

É claro que todas as casas de repouso, clínicas e asilos, que se preocupam com o bem estar e saúde dos seus idosos, adotaram medidas de prevenção para poder atravessar a pandemia do novo coronavírus.
Quando falamos de idosos, nos referimos a vidas sensíveis que, assim como uma criança, por exemplo, necessita de tratamento, acompanhamento e cuidados especiais.
Nem sempre é fácil informar a eles mudanças na sua rotina, principalmente quando essa informação pode causar medo e inseguranças.
De todo modo, arregaçamos as nossas mangas para seguir fazendo o que fazemos de melhor: amar e cuidar na terceira idade (neste momento, ainda mais, já que atravessar uma pandemia em uma casa de repouso não é algo fácil).
O primeiro passo que demos assim que a pandemia começou, foi acompanhar todas as orientações que estavam sendo dadas pelo Ministério da Saúde, Ministério Público do Estado de São Paulo e Vigilância Sanitária. Para quem não sabe, as casas de repouso regularizadas pela Vigilância Sanitária, recebem atualizações, via E-mail, das medidas de prevenção que devem ser adotadas pelas ILPIs.
O segundo passo foi tornar ainda mais rigorosa a utilização dos equipamentos de proteção individual, como máscaras e luvas, e utilização do álcool em gel para higienização das mãos pelos nossos colaboradores e possíveis visitantes.
O terceiro passo foi orientar os nossos funcionários a trocar a roupa utilizada para chegar na clínica, por uma nova durante a permanência no expediente.
Daí então, passamos para um dos passos mais restritivos, que foi adotado um pouco depois do início da pandemia. Inicialmente, a orientação do Ministério Público era restringir a permissão de visitas na clínica. Porém, um pouco depois, a orientação era suspender a visita de familiares.
A partir daí, passamos a adotar ações para aplacar as saudades e reduzir o sentimento de solidão, para que os idosos se sentissem, próximos de seus familiares.
Disponibilizamos 100% o nosso telefone para utilização dos idosos e seus familiares e passamos a fazer chamadas de vídeo para que os familiares pudessem acompanhar e ver os seus entes.
No dia 13.07.2020, realizamos a sanitização para garantir a limpeza, que segue todos os protocolos da Anvisa, nas duas unidades de nossas clínicas. Você pode ver o nosso certificado de sanitização da unidade I aqui e da unidade II aqui.
Ainda no mês de Junho, realizamos o teste RT-PCR (que usa amostras colhidas das vias respiratórias do paciente com uma espécie de cotonete) em todos os idosos e funcionários das unidades I e II para controle e administração das clínicas na pandemia.
No geral, estamos seguindo todas as orientações que estão sendo repassadas por todos os órgãos que estão a frente do combate ao Covid-19 e essa é uma das razões pela qual somos uma das poucas clínicas de repouso que não tiveram casos de covid-19 segundo os exames realizados.
Seguimos também todas as recomendações para prevenção e controle de infecções por coronavírus (SARS-Cov-2) em Instituições de Longa Permanência para Idosos (ILPIs). Para saber mais quais são essas recomendações, basta clicar aqui.
Comments